domingo, 2 de novembro de 2014

PREPARAÇÃO DAS SUPERFÍCIES.

Para se obter um melhor acabamento é necessário que a peça que se vai decorar esteja bem lisa e isenta de tinta velha, fungos, gorduras e caruncho.

As peças antigas, antes de serem restauradas há que ter em atenção se as mesmas não têm restos de tinta ou verniz.

AS madeiras velhas, e em especial as de coníferas, por vezes têm caruncho. Se os estragos não forem muitos é aconselhável a aplicação de um produto anti-caruncho podendo ele ser aplicado a pincel ou pulverizador.

Se a peça o permitir, podemos vedar a mesma com um saco de plástico grande para que o produto anti-caruncho actue durante alguns dias com uma eficácia mais acentuada.

Este tipo de produtos na maioria das vezes encontra-se no mercado sob a designação de XYLOPHENE, e existem vária marcas que o comercializam.


 

Em seguida os buracos têm de ser vedados com betume.
Pessoalmente gosto de utilizar estas massas da AQUAPLAST, mas cada um utiliza na medida que lhe correr melhor o trabalho, a meu ver após finalização e também em termos de utilização, estas são bem práticas e versáteis.

A mais comum é esta, e pode variar entre 500 gr e 1 Kg: 

No entanto também podem encontrar na versão com fibra que lhe dá mais estabilidade no caso de serem fendas que possam ter movimento associado.


Na versão standard podem também encontrar em pó para que possam fazer o preparado no proporção que seja necessária para que o mesmo não seque, coisa que acontece no caso dos anteriores, pois após decorrido algum tempo da embalagem aberta a massa começa o processo de secagem e posteriormente não será possível reverter o processo.


Para quem não utiliza muito este tipo de massas com regularidade, é ainda possível a sua aquisição em embalagens mais pequenas com 200 ml.



Em relação a esta última, há que ter muita atenção pois existe no mercado a que tem fibra, mas existe também uma outra com fibra de vidro, em que a embalagem é exactamente igual somente aparece em letra pequenas junto da palavra fibra a indicação de fibra de vidro.

Pessoalmente gosto mais de trabalhar só com a de fibra do que com a de fibra de vidro por ser um pouco mais complexa e quando se tenta lixar ser mais espessos os pequenos filamentos da fibra, fazendo com que o acabamento sai muito diferente do da de fibra.



Sem comentários:

Enviar um comentário